Aprovado projeto que autoriza criação de aplicativo especial para escolas da rede municipal

Foi aprovado nesta terça-feira (27), em segunda e última votação, na Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei (PL) da vereadora Léia Klebia (PSC) que autoriza o Poder Executivo a criar um aplicativo para dispositivos móveis em que pais e alunos possam acompanhar a gestão das escolas públicas municipais da Capital.

De acordo com a matéria (PL 127/2019), o aplicativo ‘Minha Escola App’ disponibilizará ambientes em que estarão inseridas informações sobre a atual gestão da instituição e o valor repassado para merenda, por exemplo, dentre outras, importantes para o bom funcionamento da unidade escolar. Os alunos poderão, ainda, acessar informações sobre horário de aulas de respectivas disciplinas, bem como os professores responsáveis e notas.

Também por meio do serviço, segundo o texto do projeto aprovado, os estudantes terão espaço para opinar sobre a instituição de ensino – elogiar, sugerir ou reclamar -, além de ambiente para fazer avaliação sobre estrutura, métodos disciplinares, gestão e merenda. A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE) poderá viabilizar notícias e avisos aos discentes.

“O aplicativo dará maior transparência à gestão escolar, ao mesmo tempo em que irá fortalecer o papel do estudante na escola e proporcionar maior integração dos pais com o ambiente escolar, aumentando a participação na gestão da instituição de ensino”, argumenta a vereadora Léia Klebia.

A matéria aprovada pela Câmara – que deverá ser sancionada ou vetada pelo prefeito – sugere a inserção do ‘botão do pânico’ no aplicativo. Por meio dele, alunos, pais e professores poderão acionar diretamente a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) em casos de violência ou constatação de perigo iminente para a comunidade escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui