MP lança campanha educativa de combate às queimadas

A área de Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás está promovendo o lançamento, nesta quinta-feira (8/8), da campanha Não Queime a Natureza. A iniciativa visa apresentar spots para rádio com caráter educativo e informativo de prevenção e combate aos danos causados pelas queimadas, tão presentes em Goiás nesta época do ano.

O material inclui 10 spots, que serão encaminhados a todos os promotores de Justiça com atuação na área de meio ambiente e também a rádios da capital e do interior. De acordo com o coordenador da área, Delson Leone Júnior, a mídia eleita para a divulgação da campanha foi o rádio, por ter maior capilaridade, abrangendo tanto os moradores da zona urbana, quanto rural.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, somente neste ano já foram atendidas 4.628 ocorrências relativas a queimadas em todo o Estado, sendo que os principais locais atingidos são matagais e lotes baldios. Conforme apontado pelo coordenador-geral da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros, Tiago Dias Coelho, o alerta deve ser dado especialmente em razão do tempo seco, que propicia que o fogo se alastre.

Em relação às unidades de conservação existentes no Estado, foram registradas queimadas nas proximidades do Parque Altamiro de Moura Pacheco, Serra das Areias, Terra Ronca e nas proximidades da Serra de Caldas que, apesar de terem sido combatidos imediatamente, poderiam ter causados graves danos ambientais.

O coordenador Delson Leone Júnior observa ainda que denúncias podem ser feitas pelo Disque 127, às promotorias locais ou pelos demais canais de contatos com o Ministério Público de Goiás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui