Ampliação e reforma vão triplicar capacidade de atendimento do Hetrin

Com novos investimentos, unidade passará dos atuais 56 leitos para 149, em área de 8.194 mil m². Estrutura contará com maternidade de alto risco. Obra será iniciada ainda neste ano. Será um hospital geral com UTIs e todo respaldo de exames de diagnóstico. “Regionalizar a saúde é um dos pilares da nossa gestão”, destaca governador Ronaldo Caiado”

Projeto do Governo de Goiás para ampliação e reforma do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) está finalizado, e vai triplicar a área da unidade, complementando a estruturação da rede de saúde da região: governador Ronaldo Caiado destaca que investimento reforça trabalho no sentido de levar atendimento para mais perto do cidadão (Foto: Britto)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), prepara ampliação e reforma do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), com a estruturação de uma maternidade de alto risco no local. A obra será iniciada ainda neste ano e prevê aumento de, aproximadamente, 3,5 vezes na área construída, de 2.491 m² para 8.194 m².

Localizado na região Metropolitana de Goiânia, o Hetrin ampliará o número de leitos de 56 para 149, um incremento que triplica a capacidade de atendimento do hospital. Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a quantidade atual será dobrada, passando de 10 para 20 locais de internação para pacientes graves. Até 2020, o local não contava com nenhum leito para pessoas que necessitam de cuidados críticos.

O governador Ronaldo Caiado destacou que o investimento reforça o trabalho do Governo de Goiás no sentido de levar atendimento para mais perto do cidadão. “Regionalizar a saúde é um dos pilares da nossa gestão. Antes, de Goiânia até Aragarças, não existia nenhuma UTI. Atualmente, contamos com leitos em Iporá, São Luís de Montes Belos e Trindade”, ressaltou.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, disse que “vamos triplicar a área da unidade, complementando a estruturação da rede de saúde da região”. Segundo ele, o Hetrin será um hospital geral com maternidade de alto risco, UTIs e todo respaldo de exames de diagnóstico. O titular da SES-GO já assinou a ordem de serviço. Com as obras, o hospital passará por uma reforma estrutural geral. A fachada e o interior da unidade serão completamente modernizados.

Covid-19

Durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Hetrin adaptou-se rapidamente para garantir à população um centro de atendimento moderno e eficaz, sendo referência nos atendimentos a pacientes com a infecção pelo coronavírus. “O Hospital Estadual de Trindade tem sido um importante aliado da população goiana na luta contra essa doença”, pontuou Ismael Alexandrino.

Desde que começou a receber pacientes com a Covid-19, o Hetrin realiza melhorias para tratar de forma adequada as demandas da população. Em abril de 2020, a unidade instalou um tanque de oxigênio de 3 mil metros cúbicos. O sistema foi implantado para garantir oxigênio suficiente para a nova Unidade de Terapia Intensiva, entregue à população pelo governador Ronaldo Caiado em maio do mesmo ano.

“O Governo de Goiás aprovou um projeto audacioso de ampliação do hospital para melhor atender a população goiana. Essa decisão é fruto do investimento e da prioridade da gestão estadual com a saúde pública, bem como do excelente trabalho desenvolvido pelo Hetrin, nos seus atendimentos em geral e durante a pandemia”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor da unidade e representante do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social responsável pelo local.

Balanço

Nos últimos dois anos, o Hetrin realizou mais de 80 mil atendimentos, sendo cerca de 70 mil gerais e 10 mil em casos de Covid-19. No balanço da unidade também constam 160 mil exames laboratoriais, 10 mil eletrocardiogramas, 30 mil exames de raio X e mais de mil partos. No total, cerca de 700 pacientes infectados pelo coronavírus, com diagnóstico de moderado a grave, se recuperaram após internação e tratamento no hospital.

Desde 2019, o hospital contratou mais profissionais; adquiriu equipamentos digitais; implantou sistema de gases medicinais; estabeleceu novos processos de gestão e um programa de capacitação contínua para trabalhadores de todas as áreas da unidade.

Certificação

No último ano, o hospital também escreveu uma importante página de sua história. O Hetrin foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes), por atender aos padrões de qualidade e segurança definidos pela entidade.

Essa conquista gera inúmeros benefícios para a população goiana, pois reforça o compromisso que a direção e todos os profissionais têm na melhoria contínua dos processos internos para garantir sempre o melhor atendimento ao paciente. A acreditação ONA cria uma cultura de aperfeiçoamento, aumenta a performance das equipes, otimiza tempo e minimiza as burocracias.

Foto: Britto

Legenda:
Projeto do Governo de Goiás para ampliação e reforma do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) está finalizado, e vai triplicar a área da unidade, complementando a estruturação da rede de saúde da região: governador Ronaldo Caiado destaca que investimento reforça trabalho no sentido de levar atendimento para mais perto do cidadão (Foto: Britto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui