Aparecida comemora Dia Municipal da Juventude e inaugura polo de qualificação de jovens

Inline Advertisement

O evento em comemoração ao Dia Municipal da Juventude, movimentou mais de dois mil jovens na Praça Céu das Artes do Parque Flamboyant, em Aparecida, nesta terça-feira, 03. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, ofereceu uma extensa programação cultural, educativa e esportiva durante toda a manhã. Os participantes contaram com a apresentação de diversos artistas aparecidenses que cantaram e dançaram no palco, além de oficinas de dança, boxe, Jiu-Jitsu, capoeira e futebol.

Os jovens se movimentaram ainda com a ajuda do som mecânico montado na praça. Eles aproveitaram a música para se jogarem nas pistas de esportes para andar de skate, patins e nas bikes voadoras da categoria BMX. Já no auditório do CEU das Artes, os estudantes que participam regularmente do “Juventude Enem” – Aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que oferecem preparação para os candidatos ao exame e são oferecidos pela prefeitura – assistiram uma aula especial de redação. Na ocasião, ainda foram homenageadas 78 pessoas que de alguma forma contribuíram com a juventude de Aparecida.

Gustavo ressaltou que foi a partir da criação desses dois projetos que vários trabalhos puderam ser desenvolvidos em prol dos jovens de Aparecida, como o Juventude Enem com aulões mensais com diversas disciplinas; o Aparecida Compete, que auxilia os jovens atletas na conquista de medalhas e pódiuns em diversas categorias esportivas; além de diversos cursos de capacitação promovidos pelas secretarias do Trabalho e de Educação. “Essas e outras medidas representam um avanço muito grande na valorização da nossa juventude”, destacou o gestor municipal.

O Dia Municipal da Juventude em Aparecida de Goiânia é comemorado no dia 31 de agosto desde 2017 e faz parte do Calendário Oficial do Município. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 3.390/2017 e marca a valorização do jovem. De acordo com o secretário executivo da Juventude, Hanleryo Arantes, a expectativa é que o evento seja realizado anualmente na cidade.

Polo de qualificação de jovens

Durante o evento, o prefeito Gustavo Mendanha e a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, inauguraram o polo de qualificação de jovens “Estação Juventude 2.0”. A sala está instalada na Praça Céu das Artes do Parque Flamboyant, e irá oferecer, inicialmente, três cursos de capacitação: Informática, Assistente administrativo e Assistente em Recursos Humanos. “Cada curso terá duração de três meses e meio. Qualquer jovem de 15 a 29 anos pode se inscrever e aproveitar a oportunidade de se qualificar. Em breve estaremos anunciando as vagas e o prazo para as inscrições”, explicou o secretário Executivo de Juventude, Hanleryo.

A Estação Juventude 2.0 é uma iniciativa do Governo Federal. A secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, fez questão de conhecer de perto o polo de qualificação que atenderá todo o município com oferta de cursos gratuitos.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui