Catalão está entre municípios goianos que terão testagem em massa por meio do PCR

Agendamentos estão sendo feitos no aplicativo. Exames terão início na próxima semana, dia 17 de agosto, em duas UBS’s na cidade. Divulgação dos resultados ficará a cargo da Fiocruz.

Começou a ser feito a partir desta segunda-feira (10) em alguns municípios de Goiás, entre eles Catalão, o agendamento para a testagem em massa – por meio do PCR – a fim de detectar casos de Covid-19 na população. Estima-se que quase dois terços dos goianos devem ser testados. Medida tem o objetivo de monitorar a doença para manter a curva de contágio estável. Uma iniciativa do governo estadual em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ao todo, 78 cidades como também Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, foram selecionadas para essa testagem em massa. Os critérios técnicos para a escolha dos municípios foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde e levaram em consideração, por exemplo, cenário epidemiológico, tamanho da população e vocação turística.

Em Catalão, apenas duas unidades terão os testes disponíveis: UBS do bairro Castelo Branco e UBS do Setor Universitário. Pessoas com quadros leves e sintomas de gripe poderão fazer o exame. Contatos diretos com casos confirmados também devem ser submetidos ao RT-PCR. A ação é conjunta com o aplicativo Dados do Bem. Assim, para passar pela testagem os moradores precisam se cadastrar no aplicativo. O cidadão deverá obrigatoriamente informar nome, endereço e CPF. Em seguida, deverá informar a localização, ler a política de privacidade e responder algumas perguntas sobre auto avaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da covid-19. A partir dessas informações, o app indicará se o cidadão deverá ou não fazer um exame. Os municípios/estado farão a coleta e a Fiocruz ficará responsável pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas.

Nesta semana estão sendo feitos apenas os agendamentos (exclusivamente pelo aplicativo). Os exames, a coleta, de fato, só acontecerá na próxima semana – a partir do dia 17 de agosto.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Velomar Rios, na cidade o exame será feito no sistema Drive-Thru. De segunda à quinta-feira. “A testagem é uma das ferramentas mais importantes e aqui muito já foi feito. Já são mais de 11 mil testes rápidos e, agora, recebemos mais esse reforço. É mais uma ajuda que chega para nós. E todas as ações que vem para somar são muito bem-vindas”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui