GCM de Aparecida é exemplo para cidades goianas

Foto: Enio Medeiros
Inline Advertisement

A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) tem sido referência para outras cidades goianas. Com intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela GCM, comandantes de diversas cidades do Estado de Goiás se reuniram na manhã da última sexta-feira (20) na sede da Prefeitura de Aparecida. A reunião contou com a presença do Deputado Federal Major Vitor Hugo Araújo (PSL), líder do governo na Câmara, do presidente da Associação Nacional de Altos Estudos em Guarda Municipal (ANAEGM), Izdalfredo Nogueira e do prefeito em exercício, Veter Martins.

O prefeito em exercício contou que as mudanças implantadas na GCM nos últimos anos deram maior visibilidade e trouxeram resultados expressivos à corporação. Para ele, a Guarda Civil está sendo uma das forças responsáveis pelas quedas cada vez mais significativas nos índices de violência em Aparecida. Com ajuda do trabalho da corporação, o município saiu em 2017 da lista das 100 cidades mais violentas do mundo. O relatório é elaborado pela ONG mexicana Conselho Metropolitano para Segurança Pública e Justiça Penal.

“A instituição reúne todas as condições para buscar o reconhecimento como a melhor Guarda Civil do Brasil. A corporação, cujo efetivo é de 513 agentes, recebeu diversos investimentos da administração municipal nos últimos anos. Entre eles, a implementação do plano de carreira para os servidores, remodelação dos uniformes, disponibilização de viaturas novas e cursos regulares de capacitação, como o de armamento, que é feito na atualidade”, destacou o gestor.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, ressaltou que outro diferencial da Guarda é que ela tem buscado uma aproximação contínua com o cidadão. Pois, além de prevenir e coibir situações que podem comprometer a segurança da população, a Guarda Civil faz a vigilância de mais de 700 espaços públicos de Aparecida. “A nossa corporação está entre as cinco mais operacionais do país, com melhores estratégias de prevenção e combate ao crime. Com isso somos destaque em âmbito nacional e temos atraído a atenção de outras corporações”, ressaltou.

Entre as cidades que estiveram presentes na reunião, estavam a GCM da capital, Rio Verde, Cristalina, Senador Canedo, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás e Formosa. Durante o encontro, os comandantes aproveitaram a presença do Deputado Federal Major Vitor Hugo Araújo (PSL), para discutir projetos que fortaleçam a categoria e pedir emendas para seus municípios.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui