Lote de 79.560 vacinas da Pfizer será distribuído a 22 municípios

Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 desembarca no Estado: são 79.560 imunizantes da Pfizer/BioNTech, o maior lote dessa fabricante já recebido pelo Governo de Goiás (Fotos: André Saddi)
Inline Advertisement

Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 desembarcou na madrugada desta terça-feira (8), em Goiânia. São 79.560 imunizantes da Pfizer/BioNTech, o maior lote dessa fabricante já recebido pelo Governo de Goiás. Todas as unidades serão utilizadas para primeira aplicação.

Pelo Twitter, o governador Ronaldo Caiado celebrou o avanço da vacinação no Estado. “Muitas cidades estão próximas da casa dos 50 anos e baixando. Vamos diminuir ainda mais a idade”, escreveu, referindo-se aos grupos aptos a vacinar, conforme faixa etária.

A distribuição das doses da Pfizer foi ampliada para mais 16 municípios, totalizando 22 contemplados, neste momento, com as vacinas da fabricante. O envio da nova remessa, que tem início ainda nesta terça-feira (8/6), seguirá uma nova logística. Para Campos Belos e Posse, no Nordeste goiano, e para Porangatu, no Norte de Goiás, a remessa irá por via aérea, devido à distância dos locais da Central Estadual de Rede de Frio, que fica na capital.

Os imunizantes seguem por via terrestre para Goiânia, Inhumas, Goianira, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Ceres, Catalão, Cidade de Goiás, Itaberaí, Luziânia, Formosa, Iporá, São Luís de Montes Belos, Uruaçu, Rio Verde, Jataí e Itumbiara.

“A cada remessa que desembarca no Estado, nosso trabalho é para que a vacinação avance pelos municípios goianos”, destaca o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, ao falar sobre a logística ágil para entrega das doses. “Isso mostra o trabalho da gestão e o engajamento das pessoas em relação à campanha”, reforça.

As vacinas da Pfizer geralmente são destinadas a capitais ou municípios próximos por possuírem especificidades em seu armazenamento. As baixas temperaturas exigidas para garantir a eficácia das doses exigem atenção especial na distribuição. Por isso, o Estado montou uma nova logística de entrega e ampliou os municípios contemplados junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO).

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Conforme definido pelo Ministério da Saúde e pactuado em Goiás pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), 30% das doses serão destinadas para a vacinação dos grupos prioritários e os outros 70% para a vacinação da população em geral, em ordem decrescente de idade.

Balanço

Com a chegada da sexta remessa da Pfizer, Goiás atinge a marca de 196.500 doses recebidas deste fabricante. São, ao todo, 3.156.540 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.608.450 produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 1.351.530 doses fabricadas pelo Instituto Butantan.

Dados preliminares levantados pela SES-GO, até a tarde de segunda-feira (7/6), indicam que foram aplicadas 2.173.967 vacinas contra a Covid-19 em Goiás, sendo 1.522.813 para primeira dose e 658.090 para reforço.

Nova remessa

O governador Ronaldo Caiado anunciou nesta terça-feira (8), durante entrevista ao vivo à Rádio CBN Goiânia, que 199 mil doses da Astrazeneca chegam na madruga da próxima quinta-feira (10) a Goiás. Todas serão utilizadas para a primeira dose.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui