Número de casos de dengue em Aparecida de Goiânia cai 64% no último ano

Inline Advertisement

Secretaria de Saúde atribui diminuição de casos ao trabalho contínuo de prevenção e contexto de pandemia

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, em 2020, a cidade totalizou 8.555 casos confirmados de dengue. O número é 64% inferior ao de 2019, que ficou na casa dos 18.249. Além disso, no ano anterior foram confirmados quatro óbitos em decorrência da doença. Em 2020, nenhuma morte foi registrada, sendo que dois casos ainda estão em investigação, uma redução de pelo menos 50%. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atribui o saldo positivo ao intenso trabalho de prevenção realizado na cidade, associado ao contexto de pandemia.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental de Aparecida de Goiânia, Iron Pereira, só em 2020 os agentes de endemias do município realizaram, aproximadamente, 1,207 milhão de visitas domiciliares para orientação e monitoramento de focos do mosquito Aedes aegypti. “Em média, cada imóvel da cidade recebeu pelo menos quatro visitas ao ano. Não paramos nem mediante a pandemia do novo Coronavírus, afinal, o controle e a prevenção da dengue sempre foram prioridades da Prefeitura e também evitam a temida superlotação das unidades de saúde em pleno enfrentamento à Covid-19”.

O coordenador também destacou a importância das ações de coleta e destinação sustentável de pneus, realizadas continuamente na cidade. Segundo ele, em 2020, a SMS recolheu mais de 150 mil unidades descartadas incorretamente em Aparecida. “Os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito Aedes aegypti e o trabalho regular de recolhimento desse material reflete diretamente na redução do número de casos de dengue, com a eliminação de possíveis locais para proliferação do mosquito”, frisou.

Pandemia

Iron Pereira acredita que com a pandemia do novo Coronavírus e as regras de isolamento social, os moradores de Aparecida ficaram mais tempo em casa e, consequentemente, intensificaram os cuidados com a limpeza dos imóveis. “Durante as visitas domiciliares, nossa equipe percebeu uma maior conscientização das pessoas em 2020, que apesar de ser um ano muito difícil, acabou favorecendo a prevenção e o combate à dengue. Em 2021, vamos intensificar ainda mais esse trabalho e para isso contamos com o apoio dos moradores”, afirmou.

Nesse sentido, o coordenador de Vigilância Ambiental orienta a população: “As pessoas devem impedir que recipientes como latas, garrafas, vasos de plantas e pneus armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas. Sempre repetimos que em poucos minutos por semana é possível fiscalizar o quintal e a casa e acondicionar corretamente o lixo”. E, completa: “caso alguém queira fazer uma denúncia de locais com possíveis focos de dengue, entre em contato pelo aplicativo “Xô Aedes” ou pelo 0800 646 2500. Ao receber as informações, mobilizamos servidores para limpeza e outras providências”.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui