Projeto de lei em tramitação na Alego que combate as fake news recebe parecer contrário de relator

Inline Advertisement

O projeto de lei nº 4786/19, de autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), recebeu parecer contrário do relator Álvaro Guimarães (DEM), durante sua tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) no ano passado.

A matéria prevê a criação do Conselho Estadual de Checagem de Fatos, com o objetivo de promover ações e executar programas e projetos relacionados à prevenção e repressão à divulgação de notícias falsas. Henrique explicou que pretende combater as chamadas fake news.

“Este conselho seria presidido por um representante do Poder Legislativo Estadual e representantes do povo e atuaria em prol da checagem de notícias e informações veiculadas nos meios de comunicações, podendo retirar dos mesmos, conteúdo inverídico, aplicar sanções e atribuir o Selo de Veracidade nas matérias que contenham informações verídicas”, justificou o parlamentar.

A matéria se encontra com pedido de vistas pelos deputados Karlos Cabral (PDT) e Vinícius Cirqueira (Pros) e será avaliada ao retorno das reuniões da CCJ, podendo ter ser parecer acatado ou não.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui