Rede pública municipal de saúde de Catalão já conta com testes rápidos para covid-19

Exames chegaram por meio de doação e município adquiriu outras milhares de unidades.

Enquanto os números de infectados e até mortos pelo novo coronavírus crescem assustadoramente em todo o mundo e até no Brasil, Catalão encara o momento de crise buscando alternativas de minimizar os impactos na vida da população e conta, para isso, além das ações do poder público, com o apoio de empresas e instituições de assistência social.

A situação na cidade está relativamente controlada se comparada a municípios vizinhos como, por exemplo, Goiandira (onde já foi contabilizada uma morte) e Pires do Rio (com 4 casos confirmados e também uma morte). Em Catalão até o momento foi registrado apenas 1 caso confirmado (já com diagnóstico de cura), 14 sob investigação e 31 casos descartados.

O fato, é que a melhor notícia chegou logo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (13). A CMOC Brasil (com unidade aqui instalada), ciente de sua responsabilidade social e também engajada na luta contra a Covid-19, por meio de uma parceria com o Rotary Clube de Catalão, decidiu contribuir com 20 mil kits de testes de identificação do novo coronavírus para o atendimento à população. O primeiro lote dos kits, fundamentais para a detecção de casos positivos durante essa pandemia que assola o mundo, já foi entregue. Além deles, a p´ropria Prefeitura adquiriu outros cinco mil testes rápidos. O material consegue apontar em no máximo 20 minutos o resultado.

Os exames estão sendo distribuídos na rede pública municipal e especialmente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). É importante lembrar que não serão todas as pessoas testadas. É preciso que o paciente apresente os sintomas e tenha os sinais de covid-19 a pelo menos 8 dias, porque antes disso existe a possibilidade de “falso negativo”.

Além do Prefeito Adib Elias e do Secretário de Saúde, Velomar Rios, compareceu à entrega, o gerente de Relações Governamentais da CMOC, Henrique Anadan, que destacou a importância da parceria entre a Empresa e os órgãos públicos. “É um momento de união, de nos esforçamos para vencer mais este desafio. Tenho certeza que todos nós, moradores da região, estamos cientes das nossas responsabilidades, cada um fazendo a sua parte e ajudando uns aos outros quando possível”, disse o representante da CMOC.

Para o Prefeito Adib Elias, o mais importante é que Catalão está entre as pouquíssimas cidades do Estado e do Brasil a disponibilizar na rede pública de saúde esse importante teste que já teve sua eficácia comprovada pelas autoridades em saúde. Os testes são realizados por meio de coleta sanguínea, promovendo agilidade na detecção dos casos positivos, o que é essencial para garantir o atendimento adequado aos pacientes e reduzir a propagação do vírus.

Com tudo isso, a Prefeitura de Catalão agradece tão nobre parceria que chega para preservar a vida dos catalanos.

Sobre a CMOC Brasil

A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país. Ciente de sua responsabilidade social, desenvolve importantes iniciativas em educação, saúde e apoio comunitário nas regiões do entorno de suas operações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui