Senador Vanderlan pede solidariedade aos repatriados da China

Inline Advertisement

Durante pronunciamento na tribuna do Senado Federal, nesta quarta-feira (5/2), o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) pediu solidariedade aos brasileiros que estão na China e serão trazidos de volta ao Brasil. “Não podemos deixar o pânico tomar conta da nossa população, pois não ajudará em nada. Digo isso porque sou um homem de fé, sou otimista e confiante, mas também estou ouvindo os especialistas em saúde e eles afirmam que embora a taxa de transmissão seja alta, a taxa de mortalidade do coronavirus é bem mais baixa do que outros vírus que já enfrentamos como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Até o momento, a taxa é de 2% contra 10% de mortalidade da SARS”, explicou.

Ao insistir na tranquilização da população, o senador enfatizou que o Estado de Goiás vai receber na Base Aérea de Anápolis, 29 brasileiros que estão sendo repatriados pelo governo federal em Whuan, na China. Eles ficarão de quarentena por 18 dias. “Minha expectativa é que não se repitam tristes episódios como o ocorrido no acidente radioativo do Césio-137, em 1987, quando as vítimas e suas famílias foram discriminados. Que esses irmãos brasileiros sejam tratados por todos com solidariedade, respeito e responsabilidade”, salientou Vanderlan.

Cardoso ressaltou ainda o trabalho que vem sendo realizado pelo ministro da saúde, Henrique Mandetta, no enfrentamento ao coronavirus. “Meus cumprimentos ao ministro que vem agindo com transparência, responsabilidade e a serenidade necessária. Como ele mesmo já disse, a nossa vigilância em saúde é uma das melhores do mundo. Confio plenamente que esses profissionais saberão monitorar e acompanhar esses brasileiros que estavam longe de casa”, finalizou.

Aprovação

O Projeto de Lei Nº 23/2020, que prevê medidas a serem adotadas pelas autoridades sanitárias em caso de emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus, foi aprovado nesta quarta-feira (5/2) no Senado Federal. A proposta prevê isolamento, quarentena e fechamento de portos, rodovias e aeroportos para entrada e saída do País.

O texto define isolamento como a separação de pessoas doentes ou contaminadas ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus.

Já a quarentena é conceituada como a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes ou de bagagens, contêineres, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus. O período de duração do isolamento, da quarentena e da situação de emergência serão definidos por ato do Ministério da Saúde.

Até o momento, não existem casos confirmados da doença no Brasil. Dois aviões da Presidência da República saíram do Brasil nesta quarta-feira em direção à cidade de Wuhan, na China, para buscar os brasileiros que estão na região de origem da epidemia do coronavírus. Os brasileiros repatriados ficarão de quarentena por 18 dias, em Anapólis, Goiás.

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui