“Sou orgulhoso da tropa que tenho”, diz Caiado durante inauguração do Centro de Convivência da Casa Militar, em Goiânia

Inline Advertisement

Primeira-dama Gracinha Caiado participa da entrega do espaço, nesta terça-feira (13/07). No evento, policiais que capturaram Lázaro Barbosa recebem homenagem. “O Governo de Goiás estará sempre de mãos dadas com vocês, que resgataram a segurança e a dignidade de as pessoas caminharem pelo Estado”, diz governador

O governador Ronaldo Caiado, ao lado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, inaugurou, nesta terça-feira (13/07), o Centro de Convivência da Casa Militar, em Goiânia.

A área fica dentro do Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador, e substitui um alojamento que existia no local. “O trabalho e a determinação de vocês merecem, por parte do governo, as melhores viaturas, as melhores armas, o melhor preparo, as melhores vestimentas e ambientes dignos”, disse Caiado.

Responsável pela segurança pessoal do governador, do vice-governador e de suas famílias, a Secretaria da Casa Militar tem como competência também garantir a segurança da estrutura física do Palácio das Esmeraldas, das residências oficiais do Executivo, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e do Hangar do Estado de Goiás.

Homenagem

O Centro de Convivência conta com um painel especial em homenagem a Décio Agrário Calázans de Carvalho, pai da primeira-dama Gracinha Caiado. O nome foi escolhido pelos próprios servidores, de forma unânime. “Sem dúvida nenhuma, é um dia muito especial por receber essa homenagem, em nome de meu pai, aqui no Estado de Goiás. Eu não sei se conseguem ter dimensão do que representa ter um pouquinho dele aqui pertinho de mim”, disse.

“Confesso que, quando Ronaldo tomou posse, a maior dificuldade que eu tinha era morar no Palácio [das Esmeraldas]. Pedi para que nós continuássemos no meu apartamento e viéssemos ao Palácio todos os dias. Ele me falou que criaria problemas para todos do prédio e aos seguranças. Ao chegar, minha cabeça mudou com o carinho com que todos que trabalham aqui me receberam. Em especial, os que atuam na Casa Militar”, relembrou a primeira-dama.

O governador, que não teve a oportunidade de conhecer o sogro, demonstrou admiração por sua história. “Na Bahia, nos lugares em que passava, seja na parte política ou rural, todos tinham uma palavra para se dirigir a Décio Carvalho como um homem além do seu tempo, de capacidade maior de administrar as coisas que tinha e de se consolidar como amigo, orientador e cuidador da educação dos filhos. Sempre deu aos filhos o que não teve a oportunidade de ter”, ressaltou Caiado.

Operação Lázaro

Durante a solenidade de inauguração do Centro de Convivência da Casa Militar, foram homenageados também os membros das forças de segurança envolvidos na operação que culminou com a captura do fugitivo Lázaro Barbosa, no final de junho.

“A caçada de Lázaro tem um significado. Vocês não conseguem imaginar o que fizeram por Goiás. A lealdade, a eficiência, a coragem de enfrentar adversidades. O Governo do Estado estará sempre de mãos dadas com vocês, que resgataram a segurança e a dignidade de as pessoas caminharem pelo Estado. Sou um governador orgulhoso da tropa que tenho”, reforçou Caiado.

Nove policiais da Casa Militar, ex-integrantes das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) e que foram voluntários na força-tarefa, receberam honrarias. Eles foram responsáveis por encontrar e capturar Lázaro, durante a tentativa de fuga na zona rural de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF).

São eles: o major Edson Luís Souza Melo Rocha, o capitão Bruno César da Silva e Alvim, o subtenente Cleiton Pereira de Paula, os primeiros sargentos Allan Kardec Emanuel Franco, Ronyeder Rogis Silva, Joubert Teodoro Alves de Souza e Arivan Batista Arantes, o segundo sargento Gilberto Moreira Barreto Júnior e o terceiro sargento Teófilo Pereira e Silva.

Além deles, quatro membros da área de inteligência também receberam homenagens: o capitão Rafael de Almeida Bispo e os soldados Fabrício Soares Carrijo, Michael Douglas da Silva e Cácio Braga dos Santos.

“A forma com que o governador Ronaldo Caiado conduz o Estado modifica tudo. É um governo transparente, uma maneira diferente de governar. Hoje, a Casa Militar também trabalha de forma diferente. Além das atribuições de fazer a segurança das nossas autoridades, também prestamos serviços à sociedade, como foi no caso Lázaro”, explicou o secretário de Estado da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar.

O superintendente de Segurança Militar da Casa Militar e chefe da força-tarefa que parou o fugitivo, major Edson Luís Souza Melo Rocha, relembrou os dias de trabalho de buscas, em solo e pelo ar, e afirmou que a segurança pública em Goiás vive um momento ímpar.     “O governador fala a mesma língua da polícia. Isso é um divisor de águas muito grande. Por isso que, hoje, a polícia de Goiás é a melhor do país. Quero agradecer ao governador pela confiança que nos deu”, frisou.

“Foi uma operação que trouxe novamente o espírito aguerrido de cada policial. Foram voluntários desde o início, em dias difíceis, e não sabíamos o resultado final. Tivemos vários problemas, pois ninguém queria ir embora e eu precisava fazer a mudança de escala para descansar o pessoal. Mas o sentimento maior é o de servir ao governo”, afirmou Edson.

Estiveram presentes à solenidade também o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, além de demais integrantes das forças de segurança de Goiás, servidores do Palácio das Esmeraldas e convidados.

Foto: Wesley Costa

Inline Advertisement

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui